Roberto Shinyashiki tem influenciado toda uma geração de administradores do nosso país. Por isso, é um dos nomes mais requisitados no meio empresarial, fazendo palestras, conduzindo seminários e convenções, no Brasil e no exterior.
Sua formação como médico psiquiatra, com pós-graduação em Administração de Empresas (MBA – Universidade de São Paulo) e doutorado em Administração e Economia (Faculdade de Administração e Economia – USP), embasa todo seu trabalho e o tem levado a conhecer e entender como ninguém a base fundamental de qualquer empresa: o ser humano dentro das organizações.
Sua experiência como empresário, à frente da Editora Gente, lhe dá o conhecimento prático de quem convive com os desafios diários de um executivo.
Consultor e orientador de altos executivos de empresas dos setores público e privado, ministros de estado, governadores, prefeitos e personalidades de destaque em nosso meio, Shinyashiki é profundo conhecedor dos dilemas e dos desafios do dia-a-dia desses profissionais.
Conferencista de renome internacional, já se apresentou para todos os tipos de platéias, como equipes nacionais de esportes, entidades privadas, convenções empresariais, ambientes acadêmicos e megaeventos.
Estudioso apaixonado mantém-se em constante aprimoramento, através de cursos de especialização nos EUA, na Índia, na Europa e no Japão. Participa regularmente de congressos mundiais de desenvolvimento e treinamento de recursos humanos.
É colaborador de inúmeras revistas, jornais e sites no Brasil e no exterior e participa com freqüência de programas de rádio e TV. Colabora com colunas fixas nas revistas Vencer, Nova e Viva São Paulo.
TEMA: GESTÃO DE MUDANÇAS
A acomodação pode ser fatal. Os exemplos de empresas que tiveram sucesso no passado, mas, foram engolidos pela concorrência passam pelas gigantes GM e Kodak, além de casos menos vultuosos, como a Verbatim, a produtora de disquetes para computador.
Somente as empresas campeãs têm a capacidade de estar sempre inovando e, para isso, conseguem que suas equipes se comprometam e participem das novas direções a serem adotadas.
O marketing transparente, a especialização e a movimentação da força de trabalho, o intenso fluxo global de capital e a comunicação instantânea em termos mundiais são fatores que contribuem cada vez mais para que as mudanças de mercado ocorram cada vez mais rapidamente. Nesse contexto, as empresas têm também que mudar, com agilidade, para manterem-se competitivas, atualizadas e dentro dos interesses dos consumidores.
Para conviver com essas mudanças, sobreviver a elas e, mais ainda, tirar proveito delas, os executivos precisam conhecer cada vez mais o lado humano do gerenciamento dessa realidade. Afinal, apenas uma equipe preparada poderá agir frente às mudanças de mercado, na velocidade que é necessária.
Administrar mudanças é um dos maiores desafios das empresas em nossos dias. Para enfrentar as novas demandas e as novas regras do mercado no mundo atual, é preciso compreender que as mudanças principais nas empresas devem ser feitas a partir da postura dos indivíduos que compõem sua equipe. Saber contagiar a equipe nesse processo é fundamental para o sucesso da empresa.
TEMA: REVOLUÇÃO DOS CAMPEÕES
A competição é um estilo de vida, portanto vencer os campeonatos é o objetivo de todas as empresas. O meio empresarial se transformou em um campeonato onde a empresa com os melhores profissionais e a melhor equipe vai vencer sempre.
As empresas precisam de profissionais que tem a força de superar os desafios e realizar metas. São os campeões que criam a coragem de superação.
Enquanto os perdedores dão desculpas e reclamam das suas dificuldades os campeões decidem, planejam e realizam
Essa palestra é indicada se a sua empresa quer que os seus profissionais tenham mais energia, comprometimento e competência para realizar uma meta desafiadora
TEMA: VENDAS, NEGÓCIO DE CAMPEÃO!
Vendas é um trabalho para campeões e sem duvida alguma o vendedor é um dos profissionais mais submetidos a pressões!
O vendedor campeão adora cobranças, cresce com as pressões e tem uma variedade de estratégias para trazer o contrato para dentro da empresa.
Os compradores modernos também vivem sob uma pressão constante, estão mais bem informados e exigentes, o que torna o trabalho da equipe de vendas um desafio ainda maior.
TEMA: LIDERANÇA EM TEMPO DE VELOCIDADE
Assim como acontece no mundo, as empresas precisam de líderes que tenham a coragem e a sabedoria necessárias para atravessar o oceano das incertezas e chegar a um porto seguro. Em meio a tantas reflexões, você certamente, está se perguntando: “Por onde começar?”.
Num mundo em que as parcerias ampliam as fronteira da empresa, os campeões precisam aprender a liderar seus aliados, sejam eles empresários ou colegas do mesmo nível hierárquico.
“Seu chefe precisa estar aberto às novas oportunidades, porque você precisa que ele cresça para abrir espaço para você”.
Antigamente quando falávamos em liderança, sempre pensávamos numa relação de superioridade entre o líder e seus funcionários. Você e sua equipe. Num mundo em que as parcerias ampliam fronteiras da empresa para, além de suas paredes, os campeões precisam aprender a liderar empresários, que são seus aliados.
Quando as empresas concorrentes estabelecem parcerias para resolver um problema comum, você deve aprender a liderar seu concorrente. Quando você precisa que o presidente de sua empresa invista mais em publicidade, tem de liderar seu chefe. Quando os outros diretores estão assustados e recolhendo as velas do barco, é hora de liderar seus colegas de mesmo nível hierárquico.
Crescer no mundo dos negócios depende de que tipo de pessoa você lidera. Em outros tempos, os chefes escolhiam as pessoas submissas para contratá-las e ser obedecido, agora necessita de gente com iniciativa e precisam aprender a coordenar grandes talentos.
Num mundo competitivo você não pode deixar que seu chefe não perceba a importância de informatizar a gestão de sua empresa. Mas, o que fazer se ele acha que isso é desperdício de dinheiro? Você tem de inspirar seus clientes a oferecer melhor atendimento em suas lojas e garantir a venda e a satisfação de quem compra.
Neste mundo globalizado, a cada dia que passa as tempestades são mais freqüentes e intensas. O desemprego assusta todos os tipos de profissionais. Existe desemprego para gerentes, médicos e engenheiros. Mas nunca vai haver desemprego para os líderes! Sempre haverá lugar para eles em qualquer organização.
Eles sempre serão bem-vindos em qualquer negócio.